sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Lula vai oferecer presidência do Senado a Eunício para unir base

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta acalmar a base aliada no Ceará. Um dos principais nomes da aliança, senador Eunício Oliveira, pretende entrar na disputa pelo Palácio da Abolição e espera contar com o apoio do governador Cid Gomes, que arrasta a decisão para junho. 

Lula, um dos principais articuladores da campanha de reeleição de Dilma Rousseff, estuda a possibilidade de oferecer a Eunício a presidência do Senado em 2015. 
O ex-presidente terá que convencer o cearense a assumir o posto do também peemedebista Renan Calheiros, e ruir a reeleição do alagoano.

Lula e Eunício têm encontro marcado nos próximos dias, em São Paulo, quando o Plano B poderá ser oferecido ao senador. O ex-presidente se esforça para garantir um palanque forte para a presidente Dilma Rousseff no Ceará, com todos os mandatários no mesmo palco. A vaga ao Senado continuaria com o líder do PT na Câmara, José Guimarães. A outra vertente, que cogita Guimarães para presidente da Câmara para acomodar Luizianne no Senado, ainda não foi definida.

O caminho ficaria livre para o governador Cid Gomes. O principal quadro do Pros teria a liberdade para escolher um nome ao Abolição. No páreo agora apenas, o deputado estadual, Mauro Filho e a secretária de Educação, Izolda Cela. Agradaria ao presidente do partido, Eurípedes Júnior, que faz pressão desde o final de 2013 por um candidato próprio no Ceará.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

LAVRAS DA MANGABEIRA: Assaltantes voltam a agir em Amaniutuba



Dois homens armados de revolver assaltaram na manhã desta Quinta-feira (30/01) um comerciante em Amaniutuba – Distrito de Lavras da Mangabeira. Os homens estavam em uma moto de cor preta que eles haviam tomado de assalto entre os municípios de Baixio e Ipaumirim, mais precisamente no Sítio Campos.

Logo após, Seguiram para Amaniutuba, quando por volta das 11h00min entraram no comércio de Ailton Amaro, levaram a quantia de R$ 400 e a sua moto uma Titan 150 cor vermelha. Para dificultar as suas identificações, eles usavam Balaclava e capacetes.

Ailton Amaro é proprietário de uma mercearia na Rua Senhor do Bonfim - Bairro da Mochila como é mais conhecido. Mas antes mesmo de entrarem do no comércio de Ailtom, os assaltantes entraram no comercio de Cícero Belizário também no mesmo bairro, mas de lá não levaram nada. Os homens nas duas motos saíram em direção a Umarizinho onde abandonaram na estrada a moto tomada de assalto primeiro, seguindo em fuga na moto do comerciante Ailton. Os assaltantes abandonaram a moto do comerciante já nas proximidades da cidade de Icó.
Ailton foi a Icó e recuperou sua moto que já se encontra em Amaniutuba. O comerciante diz que nunca mais espera passar pelo que passou. A polícia trouxe a Delegacia de Policia Civil local, a moto tomada de assalto no Sítio Campos, ao qual já foi entregue ao seu proprietário Cícero Funfica como é mais conhecido e residente no Sítio Campos.A policia de toda região está em alerta e diligências ainda continuam sendo realizadas no sentido de identificar e prender os assaltantes.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A FORÇA DO TRABALHO: Mauro Filho consegue liberação de mais dois projetos de abastecimento de água para Lavras da Mangabeira

O Deputado Estadual Mauro Filho, acaba de conseguir a liberação de mais dois projetos de abastecimento de água para o município de Lavras da Mangabeira.
As comunidades de Cuandú/Cajazeiras dos Roberto...estarão ganhando seu sistema de abastecimento de água atendendo a mais de 90 famílias, num projeto orçado em mais de 520 mil reais.

Outra comunidade que também ganhará seu abastecimento de água, será Irapuá.
Lá, 28 famílias serão atendidas pelo projeto orçado em 138 mil reais.
Depois das energias conseguidas para o município de Lavras, sobretudo para a zona rural, passando de mais de 620 km de energia instalada, Mauro Filho, investe junto ao Governo Estadual para liberação agora, de projetos de abastecimento de água, e graças ao seu prestigio politico junto ao Governo Cearense tem conseguido atender várias comunidades em todo o Ceará.
Dia 01 de Fevereiro, o Deputado Mauro Filho estará visitando as comunidades.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Noite de Glamour: Secretaria Municipal de Educação de Lavras realiza Coleção de Grau

Uma noite para ficar na história da Educação Lavrense. Glamour, elegância e uma produção invejavel,  na solenidade de colação de grau dos pequenos do 1º Ano das Escolas Municipais de Lavras.

O palco foi o BNB Clube local. As Aventuras de Branca de Neve no Bosque dos Sete anões, foi o tema da festa .

350 crianças das turmas de 1º ano de 2013 estiveram presentes ao evento em uma Noite de Autógrafos marcando a primeira produção literária das Escolas Municipais lavrense.

A Secretaria Municipal de Educação de Lavras da Mangabeira, recebeu pais, alunos e convidados.
Nenenzinha Mangueira
Secretaria de Educação de Lavras-CE
Nenenzinha Mangueira (Secretária) e o Medico Dr. Tavinho (Prefeito Municipal) falaram aos presentes.

Dr. Tavinho
Prefeito de Lavras-CE
A Festa certamente não sairá mais das mentes desses pequenos que iniciam sua vida estudantil acompanhada de perto por seus pais, amigos, colegas e pela presença responsável da municipalidade.


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Lavras/CE: Aurorense morre em capotagem de veiculo na CE 153

A CE 153 que liga os municípios de Lavras a Cedro/CE, foi palco de mais um acidente com vítima fatal.
O fato aconteceu na manhã deste Domingo(19/01) quando na rodovia cearense um Gol Mil de Placas HVN-8044, Inscrição de Aurora/Ce, sobrou na curva do "Felinto" e capotou por varias vezes, descendo uma ribanceira e parando somente dentro dos matos a cerca de 50 metros da rodovia.
A curva tem essa denominação, face um homem com esse nome, residente ali próximo ter morrido ao também ter sido vítima de acidente automobilístico nessa curva.
O local, é próximo ao Sítio Alto/Lavras. De acordo com populares que chegaram ao local momentos após ao acidente e ajudaram os passageiros feridos a saírem do veiculo disseram ter sido um milagre todos não terem morrido dado o estado em que ficou o veículo.
Foto: Valluz Nunes
O carro tinha ao volante Cícero Rodrigues de Sousa, conhecido por Rogério, 32 anos, residente em Aurora/CE. Mais três pessoas estavam dentro do Gol.
No acidente, Rogério morreu no local, tendo seu corpo encaminhado ao Hospital São Vicente Ferrer de Lavras, logo seguindo para o IML de Iguatú. Assis Rodrigues, de 48 anos, teve fratura nas costelas; Françualdo Pereira de Souza, 43 anos, levou uma forte pancada no tórax e Francisco Ailton dos Santos Viana, 21 anos, sofreu traumatismo craniano.
Foto: Valluz Nunes
Os feridos também foram encaminhados ao Hospital São Vicente - Lavras/CE.
A policia que foi acionada por populares, esteve no local do acidente fazendo os primeiros levantamentos do ocorrido. O veiculo foi desvirado, rebocado por um guincho e levado ao pátio interno da Delegacia de Polícia Civil de Lavras onde será periciado. Segundo informações do Hospital os feridos foram medicados, encontram-se em observação e passando por exames, devendo serem liberados logo a seguir.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Quadra chuvosa de 2014: Funceme divulga previsão na terça

A previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril de 2014 será divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) no dia 21 de janeiro, às 18 horas, no Hotel Luzeiros (Avenida Beira Mar, 2600 – Meireles – Fortaleza). O prognóstico a ser apresentado mostrará a tendência de chuvas para três dos quatro meses que formam o período chuvoso no Ceará, sendo, dessa forma, de fundamental importância para nortear ações do Governo do Estado que são impactadas pelo regime de precipitações.
A divulgação do prognóstico encerra o XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, evento que começa na segunda-feira, dia 20, reunindo meteorologistas dos estados do Nordeste, além de especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de institutos dos Estados Unidos (IRI) e Reino Unido (UK Met Office).

Comitê da Seca

Na terça-feira, dia 21, antes da divulgação da previsão climática, será realizada uma discussão com instituições que formam o Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará, como Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Defesa Civil, dentre outras. “Apresentaremos, no mesmo dia, o prognóstico para a sociedade, através de coletiva de imprensa, e para os tomadores de decisão, de forma que eles possam planejar suas ações ainda antes de começar o período oficial das chuvas”, explica Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

Barragem do Rosário chegando a estado crítico

A Barragem do Rosário em Quitaiús - Lavras da Mangabeira, chegou a um ponto considerado crítico. Hoje, o reservatório gerenciado pela COGERH, acumula apenas 15,35% (7,25 hm³) de água de sua capacidade total que é de 47.20 hm³.
O Rosário, abastece Quitaiús - Distrito de Lavras, bem como a sede do município lavrense. A CAGECE ainda não fala em racionamento de água, mas, se não chover logo, certamente a cidade de Lavras deverá estar sendo atingida com esse procedimento.
A vazão do Rosário que esteve em 300 L/s, teve que ser diminuída, face o estado crítico do reservatório.
Barragem - Estrada Lavras/Iborepi
Com esse procedimento, a Barragem que corta o Riacho do Rosário na estrada que liga Lavras a Iborepi, não mais está sendo lavada pelas águas do Rosário que desce da Barragem em Quitaiús, perenizando todo o Riacho desembocando no Rio Salgado.
As chuvas voltaram a cair na região, e a esperança dos lavrenses é que o Rosário volte a tomar água, aumento com isso seu volume de armazenamento.


sábado, 18 de janeiro de 2014

Mais de 2 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza no Ceará

Mais de dois milhões de cearenses que recebem Bolsa Família saíram da extrema pobreza de 2012 para cá com o plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. Foi o terceiro estado com a melhor colocação nesse quesito, depois da Bahia e do Maranhão. Além disso, o Ceará tem o maior número no país de operações de microcrédito entre os beneficiários do Bolsa Família. As informações são do Ministério do Desenvolvimento Social.
A gestão Dilma Rousseff lançou o Brasil Sem Miséria em 2011 (colocado em prática em maio de 2012) se dando a meta de acabar com a extrema pobreza no país até o fim de 2014. Pelos critérios do governo, é extremamente pobre quem ganha menos de R$ 70 por mês. Ocorre que muitas famílias ficavam abaixo dessa linha mesmo recebendo o Bolsa Família, segundo a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello.
“Antigamente, o valor do Bolsa Família era fixo. Agora o governo completa para que o benefício chegue a 70 reais per capita. Saltamos de R$ 107, que era o valor repassado às famílias antes do Brasil Sem Miséria, para R$ 216”, explicou a ministra ao O POVO.
Desde o estabelecimento dessa política de complemento ao Bolsa Família e até dezembro de 2013, conforme o governo, 2.125.382 beneficiários do programa no Ceará não são mais classificadas como extremamente pobres. “O desempenho do Ceará é um dos melhores no Brasil”, disse Tereza Campello.


Microcrédito

O levantamento do governo também mostra que os atendidos pelo Bolsa Família no Ceará são os que mais realizaram operações de microcrédito no país: foram 770.991 tomadas de empréstimos de pequeno valor em dois anos (setembro de 2011 a agosto de 2013), realizadas por 277 mil beneficiários do programa. “O Ceará é um estado com experiência muito grande em microcrédito, não só por causa do Banco do Nordeste, mas também por experiências como o Banco Palmas. No Brasil todo 980 mil pessoas do Bolsa Família tiveram acesso ao microcrédito. Dessas, 277 mil estão no Ceará. Praticamente 25% de tudo que fizemos no Brasil está no Ceará”, destacou a ministra.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o Ceará tem hoje um milhão e 95 mil famílias recebendo Bolsa Família. Em todo o Brasil são 50 milhões de beneficiários. Isto é: um em cada quatro brasileiros.
As transferências do programa em 2013 somaram R$ 24,9 bilhões em todo o país. No Ceará, o total pago chegou a quase R$ 2 bilhões.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Arrastão em Amaniutuba em pleno meio dia assusta moradores



O Distrito de Amaniutuba/Lavras-CE foi sacudido com um arrastão no começo da tarde desta quinta-feira (16/01).
Passava do meio dia quando dois homens em um Moto Bros de cor vermelha sem placa, colocou a população do distrito em pânico.
Eles chegaram e foram direto ao comércio de Edival, levando alguns pertences do comerciante.
Em pleno dia de feira no Distrito, um dos homens efetuou dois disparos de revolver  para o alto, assustando a todos. Foi um corre-corre só.
Distrito de Amaniutuba-Lavras/CE
Segundo populares, os homens para não serem identificados, estavam de capacete, um com uma pistola e o outro com um revolver, possivelmente, um 38.
Após os tiros, os comerciantes começaram a fechar suas portas. Os moradores de Amaniutuba também se recolheram, fechando portas e janelas de suas casas.
De acordo ainda com populares, os dois homens vinham em duas motos, visto que uma dessas Motos, uma Tornado, que tinha sido tomada de Assalto no Cedro foi encontrada abandonada próximo ao Distrito.
Foto Ilustrativa
Quando já saiam do distrito pelo bairro da Mochila, os meliantes ainda tiveram tempo para assaltar um crediarista e levaram do mesmo cerca de R$ 1.300,00.
A população acionou a policia através do 190. Quando a PM chegou ao distrito não mais encontrou os assaltantes que tomaram rumo ignorado.
A policia diligencia ainda no sentido de identificar e prender os elementos.


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Lavras: INGA solta nota oficial sobre reaplicação de provas




COMUNICADO OFICIAL
A COORDENADORIA EXECUTIVA DE CONCURSOS PÚBLICOS – CECOP do INSTITUTO NACIONAL DE GESTÃO AVANÇADA – INGA, comunica aos candidatos aos cargos de Médico, Fisioterapeuta, Cirurgião-Dentista, e Professor de Educação Infantil, que os cartões de identificação para reaplicação das provas escritas, que ocorrerá dia 19 de janeiro de 2014, às 9 horas,  estão disponíveis no site do INGA na internet.  www.ingagestao.org.br.

Todos os candidatos devem obrigatoriamente imprimir o cartão de identificação e levá-lo para apresentar na entrada do colégio.

O local de prova consta do cartão de identificação.

COORDENADORIA EXECUTIVA DE CONCURSOS PÚBLICOS - CECOP