segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Cid pode ser articulador político de Dilma, afirma jornal

Cid Gomes
O ex-governador cearense e atual ministro da Educação Cid Gomes (Pros) pode exercer papel além de gestor de sua pasta. De acordo com matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Pauloem sua edição desta segunda-feira, o cearense, junto com o ministro das Cidades Gilberto Kassab(PSD), pode ser responsável pela interlocução com o Congresso Nacional, campo no qual Dilma tem apresentado dificuldades.
De acordo com especialistas consultados pela publicação, “a escolha de ministros com mais experiência política, como Kassab e Cid Gomes, que podem realizar esta tarefa com mais desenvoltura que a equipe do primeiro mandato”. De acordo com dados colhidos pelo jornal, a fidelidade da base aliada caiu de 80% em 2011 para 68% no ano passado.
No fim de seu mandato no Palácio da Abolição, Cid já escalava Kassab e ele próprio para tentar articular meios de reduzir a dependência do governo em relação ao PMDB, maior partido aliado e cotado para assumir a presidência da Câmara, com Eduardo Cunha, e manter a do Senado, com Renan Calheiros.

Cid é um político habilidoso em manter a fidelidade do Legislativo. Durante seus oito anos como chefe do Executivo cearense, governou quase livre de opositores e com o privilégio de ver todos os seus projetos aprovados pela Casa – o que, para analistas, levou a perca de relevância da Assembleia Legislativa dentro do cenário político cearense.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário