quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Universalização do acesso à Água: Projeto prevê Construção de uma Cisterna em cada Casa da Zona Rural de Lavras da Mangabeira

Na terça-feira (26/01), aconteceu na Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira (CE), reunião para implementação da proposta de Universalização das Cisternas no município. Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito Dr. Gustavo Augusto Lima Bisneto (Dr. Tavinho), e Sociedade Civil Organizada. Pedro Lobo e Vanda Rozendo, representantes da Organização Não Governamental - Instituto Flor do Piqui foram os mediadores do encontro. O Governo Municipal em parceria com o Governo Estadual pretende democratizar o acesso a esta tão importante tecnologia no semiárido nordestino, a cisterna. 

O que é uma Cisterna?
É um reservatório de captação da água da chuva, cuja finalidade é armazenar água para o consumo básico das famílias rurais residentes na região semiárida durante o período de estiagem ou quando não há disponibilidade de água com qualidade para o consumo familiar.
Os Governos Municipal e Estadual estão empenhados em assegurar a universalização do acesso à água para as famílias rurais de Lavras da Mangabeira. E com esse objetivo foi criada uma Comissão que ficará responsável pelo acompanhamento dos trabalhos de construção das cisternas no município.

Fazem parte da Comissão:
* Ciron Alexandre Bezerra - Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos;
* Kleber Correia de Souza - Gerente local da Ematerce;
* José Bezerra - representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município;
* José Nailton - representante da Federação das Associações Comunitárias;
* Luiz Carlos Augusto - representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social Sustentável

As ações serão iniciadas logo após o recesso carnavalesco, com a construção de 360 cisternas no distrito de Amaniutuba. A ideia é construir uma cisterna em cada casa nas localidades potencialmente atingidas pela seca no município.
Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Lavras da Mangabeira-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário